
Separamos quatro destinos para você conhecer ou voltar nos próximos 60 dias. Seja nas belas praias da Tailândia, onde o festival da água é a grande estrela, ou nos rios do Pantanal, destinos que já convidam a arrumar as malas e aproveitar ao máximo cada segundo.
Florença – Itália
Uma das cidades mais belas e importantes da Itália, berço do Renascimento e lugar onde a cultura e as artes se espalham a cada detalhe, Florença é um destino perfeito para aqueles que se interessam por conhecimento e querem aproveitar o lifestyle europeu em destino icônico no Continente.
É em Florença que se encontram algumas obras de arte mais importantes e famosas da história, como o David de Michelangelo – na Galleria dell’Accademia – ou o quadro “O Nascimento de Vênus”, do pintor Sandro Boticcelli – que pode ser vista na Galeria Uffizi.

Na gastronomia, como não poderia ser diferente, Florença possui restaurantes premiados e que exploram os melhores sabores típicos e contemporâneos da Itália. Dos gelatos aos expressos que podem ser apreciados nos dias de calor da cidade, passando pelos restaurantes que surpreendem a cada garfada. Para quem gosta de um bom vinho, este também é um destino excelente, pois está no coração da Toscana, o que permite não apenas uma bela road trip pelas cidadezinhas nos arredores, como também apresenta a possibilidade de se provar rótulos incríveis de um dos melhores terroirs do mundo.
Turquia
Um dos países mais interessantes do mundo, a Turquia é um espetacular caldeirão cultural ao mesmo tempo em que é rica em natureza e belas paisagens. Maio é um mês perfeito para visitar o país. Em Istambul, a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, um atrativo espetacular e ainda pouco conhecido é a florada das tulipas, que colorem ainda mais suas ruas.

Não é um espetáculo como o que acontece na Holanda, quando os campos se enchem de flores de diferentes colorações e acontece longe dos centros urbanos. Na própria capital do país, a cidade assume diferentes cores de acordo com o tipo de tulipa que por lá floresce. A beleza que a arquitetura turca apresenta em seus 365 dias por ano, fica ainda mais vibrante nessa época.
Em maio, o clima do país é totalmente favorável para uma viagem, principalmente às suas regiões mais icônicas, como é o caso da Capadócia. Durante esse período, o calor não costuma ser tão forte, tornando uma jornada pela Turquia uma experiência ainda mais agradável.
Pantanal
Um dos biomas mais diversos do nosso país, o Pantanal é o lugar certo para aqueles que gostam de aproveitar a natureza e se encantam pela fauna brasileira. Onças pintadas, tamanduás-bandeiras, lobos-guarás, jacarés e diversos outros animais desfilam pelos campos alagados do Pantanal, que exibe uma de suas melhores versões durante o mês de maio, quando a região está mais seca.

Esse período é interessante por diversas formas. Além da temperatura mais amena, com noites frias e dias em que o calor não é tão intenso, a seca faz com que a visualização dos animais seja mais corriqueira, pois além da vegetação ser menos densa, os animais costumam se concentrar entre os poucos pontos de água disponíveis no período de poucas chuvas.
Tailândia
Na onda do sucesso White Lotus, a Tailândia não é apenas uma tendência de viagem, como também um destino incrível para ser (re)visitado em abril. Isso porque é bem nessa época que acontece o Ano Novo tailandês, uma festa imensa em que não apenas o começo de um novo ciclo é celebrado, como a festa está entre as mais divertidas do mundo. Também chamada de Festival da Água, a celebração dos tailandeses envolve guerras com arminhas de água, baldes e até caminhões de bombeiros. Eles vão às ruas para “se purificar” e celebrar um novo começo.

Quem estiver nas grandes cidades pode entrar na brincadeira com os locais, já que o clima é de total descontração e o calor deixa a experiência ainda mais leve e divertida. Para quem gosta da série White Lotus e já está com vontade de visitar o país da Indochina, uma cena do Festival da Água é exibida no quarto episódio da terceira temporada. Na série, a festa acontece em Koh Samui, uma das mais famosas e paradisíacas do país, mas o Festival é celebrado em quase todas as cidades.
(Texto Gabriel Moreno)