O único país de língua inglesa na América Central, com pouco mais de 320 mil habitantes, Belize tem um povo acolhedor, com diversas influências que vão desde as culturas Maia, mestiça, indiana, árabe e, claro, europeias a partir da colonização pelos ingleses.
O conjunto de praias com ares caribenhos, florestas, cavernas, vidas selvagem e marinha faz da natureza ingrediente fundamental para descobrir um país ainda pouco explorado pelos brasileiros.
Observação de pássaros e jaguares, trilhas por florestas ainda intocadas, mergulho em águas cristalinas, canoagem, caminhadas, cavalgada, vela, pesca, exploração de cavernas… As atividades e atrativos são tantos que ajudam a explicar por que Belize é reconhecido internacionalmente por seus parques nacionais, monumentos naturais, reservas florestais e santuários ecológicos que se espalham por todo território. Tudo ainda devidamente intocado.
MERGULHANDO EM MEIO AOS CORAIS
Se a ideia é uma viagem para mergulhar e ver a vida sob as águas, então Belize é um paraíso abaixo d’água.
A Grande Barreira de Corais do país foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996 e é a segunda maior do mundo, reconhecida internacionalmente como um lugar de valor excepcional para a humanidade.
São mais de 300 quilômetros de costa dona de uma beleza submarina sem limites e 400 ilhas para explorar uma riquíssima vida marinha, que inclui corais, tubarões-baleia (que se concentram ali para comer as ovas de peixe), tartarugas e arraias. As águas da Grande Barreira estão entre as melhores e mais cristalinas do planeta, e a visibilidade se estende por centenas de metros.
Não é à toa que o destino é muito procurado por mergulhadores profissionais, mas também por quem apenas deseja vivenciar a experiência de ver um mundo ainda misterioso com o auxílio de snorkel. A Reserva Marinha de Hol Chan, Ambergris Caye e dezenas de outros locais fora da costa de Belize estão listados como alguns dos principais destinos de mergulho do mundo.
BLUE HOLE NATURAL MONUMENT
Visto até mesmo do espaço, o Great Blue Hole é fascinante. Localizado no Lighthouse Reef Atoll, o Blue Hole é, na verdade, uma caverna que se formou há milhares de anos, em um momento em que o nível do mar era mais baixo do que é atualmente.
O círculo, com cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade, está em uma área rica em diversidade marinha, particularmente em espécies ameaçadas, e também foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Nas águas do Blue Hole podem ser encontrados tubarões-martelo, atração entre os mergulhadores principalmente por não apresentarem grandes ameaças àqueles que descobrem as profundezas dessa região.
Esse é um dos atrativos de Belize, que pode ser acessado de duas formas. A primeira é por barcos, que levam os mergulhadores até a região para explorar a área que inclui corais, peixes, arraias e tubarões de vários tipos. A segunda, que dá a real dimensão do Blue Hole, é em um sobrevoo de helicóptero, atividade que mostra a visão panorâmica da região.