A apenas duas horas de carro de Veneza, a região que abriga Cortina D’Ampezzo é um território riquíssimo em maravilhas naturais.
A aldeia está aninhada em um vale de prados e bosques, entre o Vêneto e as montanhas Dolomitas, classificadas como Patrimônio Mundial da Unesco. Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026, juntamente com Milão, a estação propriamente dita integra 120 quilômetros de pistas e 35 lifts, parte do Dolomiti Superski, o maior circuito esquiável do mundo.
Aproximadamente 95% das encostas são cobertas por neve, a exemplo da área de Tofana-Socrepes, com 52 quilômetros de pistas variadas, alcançada por meio de uma gôndola de dez lugares, inaugurada em 2019. Já o teleférico de Ra Valles, a montanha mais alta, a 2.475 metros de altitude, foi instalado no fim de 2020. Outro núcleo de desejo dos esquiadores é Faloria-Cristallo, que detém 20 quilômetros de pistas e o pico de pouco mais de 2,1 mil metros, com vista para a cidade.
Além do esqui, as opções de atividades incluem snowboard, snowmobile, tobogã, caminhadas com raquetes de neve, pista de patinação no gelo e até mesmo voos de parapente.
Carros não são permitidos nas ruas de paralelepípedos do centrinho de Cortina, o que amplifica o charme de passear por endereços como a Corso Italia, a Piazza Venezia e a Piazza Angelo Dibona – atenção: esses pontos podem ser mais movimentados do que as pistas.
O charmoso vilarejo reúne lojas de grifes internacionais, galerias de arte e restaurantes com estrelas Michelin, tais como o Tivoli, que varia entre as cozinhas tradicional e criativa, e o SanBrite, de gastronomia alpina.
AS 5 TORRES
Embora não fique propriamente em Cortina d’Ampezzo, e sim distante pouco mais de 15 quilômetros, a área de Cinque Torri-Lagazuoi fez história como um dos principais atrativos de esqui da região. Possui extensão de 24 quilômetros de pistas, rodeadas por cinco rochas em formato de torre.
Desde a temporada 2021/2022, a gôndola Skyline está disponível como opção de acesso. A chegada tradicional é por meio do panorâmico passeio de ônibus turístico, de aproximadamente 25 minutos.
TERESA PEREZ INDICA
Reserve com a Teresa PerezOnde Ficar
Grand Hotel Savoia
O palácio centenário, inaugurado em 1912, foi reaberto ao público em 2009 e, após um novo trabalho de modernização, passou a integrar o portfólio da Radisson Collection. Estrategicamente localizado entre o centro e as pistas, próximo ao teleférico Faloria, possui 132 quartos e suítes luminosos e espaçosos, com decoração inspirada nas Dolomitas. A vista das montanhas encontra o ápice no informal – mas elegante –restaurante Terraza, bem como no restaurante Savoy, de gastronomia regional e internacional.
Rosapetra Spa Resort
Em localização isolada, a 15 minutos de carro do centro de Cortina d’Ampezzo, esta bela casa de campo de apenas 33 quartos e 7 suítes, construída com madeira e pedra, é a pedida certeira para quem busca desacelerar e relaxar. O processo pode ser iniciado no spa, que abriga piscina aquecida de 12 metros com hidromassagem e jatos de água, sauna ao ar livre, banho turco e cascata de gelo, entre outros mimos.