Pintor, desenhista, cenógrafo e fotógrafo, David Hockney é um dos mais influentes artistas britânicos do movimento pop art iniciado na década de 1960. Compondo uma retrospectiva do trabalho produzido nas últimas seis décadas, a mostra de caráter intimista na National Portrait Gallery, de Londres, apresenta os portraits pintados pelo artista tendo como modelos sua mãe, Celia Birtwell, Gregory Evans, Maurice Payne e ele próprio.
Sua familiaridade com os personagens permite-lhe trabalhar com uma variedade de meios e estilos de lápis, caneta, tinta e giz de cera até colagens fotográficas. A retrospectiva também apresentará uma seleção de mais de 30 novos retratos, que estampam amigos e visitantes do estúdio do artista na Normandia entre 2021 e 2022.
Em novembro de 2018, a pintura de 1972, “Retrato de um artista (piscina com duas figuras)”, foi vendida por um recorde de US$ 90 milhões na Christie’s, tornando-a a pintura mais cara de um artista vivo. As obras de Hockney estão atualmente nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York, do Centro Georges Pompidou em Paris, do Museu J. Paul Getty em Los Angeles e da Galeria Nacional de Victoria em Melbourne.
National Portrait Gallery, Londres
De 2 de novembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024.