Poderia a cidade mais visitada e desejada do mundo ficar ainda melhor? Paris aposta que sim. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a capital francesa vem se esforçando para provar que pode ficar ainda mais bonita, interessante e inclusiva.
Na fase final de preparação para receber, pela segunda vez na história, as Olimpíadas e Paralimpíadas e sendo a primeira sede alinhada com o Acordo do Clima de Paris, a cidade promete fazer os jogos mais sustentáveis de todos os tempos e o primeiro evento esportivo “climate positive” do mundo.
DE VOLTA À NATUREZA
Com todas as arenas iluminadas por fontes renováveis de energia e locais de eventos acessíveis por transporte público, atrações e espaços públicos icônicos da cidade das luzes serão transformados em arenas esportivas efêmeras. A meta é cortar pela metade as emissões de CO2 geradas pelos jogos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), financiar projetos de compensação dos efeitos de poluição cotidianos, servir mais opções de culinária plant based e, principalmente, oferecer uma série de benefícios realmente duradouros para turistas e moradores aproveitarem a cidade cada vez mais – e melhor.
Quem visita Paris a partir de agora já percebe uma metrópole ainda mais diversa, inovadora e acolhedora – mas sem deixar de lado sua essência, história e romantismo, é claro. Já ganhou diversos novos espaços verdes que totalizarão 8,5 hectares a mais até julho do ano que vem. A administração local vem removendo asfalto de diversos lugares para, como eles mesmos definem, “dar o espaço de volta à natureza”, com novas árvores, gramados e pequenos bosques.
E até uma parte do rio Sena, que há centenas de anos inspira artistas, casais e turistas do mundo inteiro, está sendo despoluída. A promessa é tornar possível voltar a nadar em um dos rios mais famosos do planeta a partir do ano que vem (algo banido há exatos cem anos, em 1923). A cerimônia de abertura dos jogos, programada para ser sediada pela primeira vez na história fora de um estádio olímpico, terá justamente suas águas como cenário principal (que, aliás, também servirão de arena para algumas competições aquáticas, incluindo triatlo).
Uma parte do Rio Sena, que há centenas de anos inspira artistas, casais e turistas do mundo inteiro, está sendo despoluída. A promessa é tornar possível voltar a nadar em um dos rios mais famosos do planeta a partir de 2024.
MOBILIDADE
Paris está ganhando novas estações e linhas tanto de trens de superfície como de metrô, estimulando um dia-a-dia mais sustentável para moradores e turistas através do uso do transporte público. Mas o transporte privativo também ganhou nova opção mais responsável por ali: o aplicativo CaoCao Mobility Paris, cuja frota é inteiramente composta por veículos TX elétricos ou híbridos, no melhor estilo London Black Cab. A construção da Vila Olímpica (que será posteriormente transformada em edifícios de moradia social e residência universitária) já está mudando a cara de Saint-Ouen, região antes visitada por turistas apenas para espiar seu gigante mercado de pulgas. Agora ganhou novos hotéis, restaurantes, cafés e jardins que estão deixando tudo mais vibrante.
DIVERSÃO E ARTE
Além da recente abertura do icônico (e imperdível) Hôtel de la Marine para visitas, o Panthéon acaba de ganhar um novo tour ainda mais completo. Somada às visitas à nave central e à cripta, o Centro dos Monumentos Nacionais Franceses criou um novo tour que chega ao topo do Panthéon para que seus visitantes tenham acesso a uma das vistas mais arrebatadoras de Paris, com 360 graus de pura beleza. O belo Musée d’Ennery foi reaberto, exibindo essa preciosa mansão privada em impecáveis tours guiados por conferencistas mulheres que nos levam a um profundo mergulho na arte do Extremo Oriente durante a visita.
ESPORTE E REALIDADE VIRTUAL
Na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, fãs de esportes ganharam uma nova meca na cidade: o Spot24, localizado bem aos pés da torre Eiffel. O local celebra a introdução de novas modalidades olímpicas (como BMX Freestyle, breaking, escalada, skateboard e surf), fundindo esporte e cultura urbana parisienses através da música, da dança, da moda e da arte de rua. Aberto todos os dias, tem mostra permanente, eventos temporários, atividades de iniciação esportiva e competições culturais entre artistas e atletas. Mesmo com tanta beleza real, Paris abriu espaço para a realidade virtual. O FlyView 360 Paris lançou novas experiências de voos virtuais sobre a cidade e outros destinos da França, e o novo Paradox Museum combina ciência, arte e percepção humana sobre as coisas em mais de 70 exibições inspiradas em paradoxos impressionantes.
A cidade ganhou ainda diversos novos restaurantes (vários deles dentro dos edifícios das Galeries Lafayette, que está mais focada em lifestyle do que nunca), novas boutiques de luxo e cafés cheios de bossa – como o LV Dream, da parceria da Louis Vuitton com o pâtisser Maxime Frédéric. Porque Paris também se saboreia aos bocados, vendo a vida passar em câmera lenta.
TERESA PEREZ INDICA
Reserve com a Teresa PerezOnde Ficar
Hôtel de Crillon, A Rosewood Hotel
O hotel está instalado em um endereço mais do que icônico: a Place de la Concorde, pertinho da Champs-Élysées e do Jardin des Tuileries. O brilho extra fica por conta do design, que une inspirações tradicionais francesas – já marcadas no edifício construído em 1758 que o hotel ocupa – e confortos modernos com projetos de grandes designers, como Tristan Auer, Richard Martinet, Aline d´Amman e Chahan Minassian.
Ritz Paris, Paris
Clássico parisiense, o hotel tem suítes que exibem decoração neoclássica e proporcionam vistas encantadoras do jardim. Para tratamentos selecionados e exclusivos, o spa da conceituada grife Chanel marca presença com procedimentos dedicados inteiramente aos cuidados com a pele, enquanto na gastronomia, os destaques são os restaurantes estrelados La Table de L’Espadon e Les Jardins de L’Espadon – ambos privilegiam a culinária francesa com toques contemporâneos.
Four Seasons Hotel George V
Experimente hospedar-se numa das 11 suítes especiais, cada uma decorada com um estilo específico, todas tão cintilantes quanto a luz de Paris — e você vai entender o porquê o hotel é um dos mais emblemáticos da capital francesa. Destaque para o restaurante Le Cinq, com duas estrelas no guia Michelin e que serve a clássica cozinha francesa. Seu spa é um verdadeiro retiro de paz e oferece completo menu de tratamentos corporais.