Cada região espanhola é um mundo inteiro. Da animada capital, Madri, à multifacetada Barcelona, as metrópoles mais famosas do país apresentam muito daquilo pelo que a Espanha ficou conhecida.
Mas basta percorrer poucos quilômetros para chegar a lugares que revelam, com muita autenticidade, um pouco mais da irreverência e do charme do país. De norte a sul, o viajante se depara com histórias e surpresas que atravessam séculos sem cruzar nenhuma fronteira
Os sabores do País Basco
No norte da Espanha, onde o mar é mais bravo e a influência viking é mais forte, o País Basco se orgulha em ser distinto. Protetores de costumes milenares e falantes de uma língua que nada tem a ver com o espanhol, o povo basco apresenta o melhor de suas tradições a partir da gastronomia. Em cidades como Bilbao, San Sebastian e muitas outras da região, o convívio social sempre acontece ao redor de uma mesa repleta de pintxos, um bom tempranillo e excelentes sabores.
Um mar de possibilidades
Localizados no Golfo de Bizkaia, os residentes dessa região são exímios navegadores e, como não poderia ser diferente: excelentes pescadores. Um dos peixes mais consumidos na região é o bacalhau, que carrega uma importância cultural diferente entre os bascos, sobretudo por ter sido a base alimentar em momentos de maior crise no país. Junto ao pescado, os molhos pil-pil, vizcaíno, molho verde e ajoarreiro costumam contar um pouco mais dessa história culinária.
Besugo, txangurro (santola), lulas, anchovas de Getaria e as cobiçadas angulas (crias de enguia) são outras delícias facilmente encontradas por lá e que fazem parte de uma cultura gastronômica farta. A melhor forma de comer cada um deles é em um guisado, outro orgulho local. Quem visita os povoados costeiros do País Basco também não pode deixar de provar o marmitako, a zurrukutuna e as famosas kokotxas. Para quem gosta de uma carne no ponto certo, a ventresca (barriga de atum), as sardinhas e o besugo vão muito bem quando feitos no tempero típico da região.
Pintxos, vinho e muita prosa
Petiscar enquanto se bebe um bom vinho é o costume predileto do povo basco. Não é por acaso: os populares pintxos – petiscos feitos a partir das mais variadas receitas – costumam harmonizar muito bem com os vinhos cultivados na região de Álava, que faz parte da Denominação de Origem de la Rioja. É na subdivisão basca de Rioja Alavesa que ficam duas das mais famosas vinícolas espanholas: a Marqués de Riscal e a Artadi. A primeira, foi considerada a melhor vinícola da Europa e a segunda melhor do mundo pela World’s Best Vineyards em 2023, enquanto a segunda carrega a honraria de ter recebido 100 pontos de avaliação do renomado crítico Robert Parker.
Não bastasse toda a oferta gastronômica, visitar a região também é uma chance de ter contato com muita cultura e paisagens marcantes. Em Bilbao, maior cidade da região, o museu Guggenheim apresenta obras de Basquiat, Bourgeois, Jeff Koons e muitos outros. Já no litoral, vale a pena conhecer San Juan de Gaztelugatxe, dona de paisagens surpreendentes e que serviu de cenário de gravação para a série Game of Thrones.
A natureza luminosa da Costa do Sol
Quem viaja para a Andaluzia costuma se perder no charme e na beleza arquitetônica de Sevilha, inegavelmente uma das cidades mais lindas de toda Europa. Um “pulinho” mais ao sul do país e se chega a uma região litorânea ainda pouco explorada, mas igualmente apaixonante: a Costa do Sol, bela e cativante para Riviera nenhuma botar defeito. Uma road trip por lá revela um ritmo de vida completamente diferente, em que a serenidade é a verdadeira regente. Terra onde Picasso nasceu e cidadezinha que esbanja charme, a parada por Málaga é obrigatória. Tomar um bom brunch com vista para o Mediterrâneo e passear entre as lojinhas da rua Larios estão entre os programas preferidos dos viajantes.
Terra onde Picasso nasceu e cidadezinha que esbanja charme, a parada por Málaga é obrigatória.
Outras cidades lindíssimas à beira-mar são Nerja, Torremolinos, Benalmádena, Fuengirola, Estepona, Marbella e Puertro Banús. As duas últimas, ideais para encontrar butiques de alta costura, restaurantes de excelente gastronomia e prestígio e beach clubs onde você pode se deitar em uma cama balinesa para assistir ao pôr do sol.
Clima medieval nas montanhas do interior
Como é mais comum no sul da Espanha, as casas e os monumentos possuem forte influência árabe. Em cidades que se assemelham em charme a vilarejos, como Frigiliana, Antequera e Ronda, há ainda a atmosfera medieval que a região apresenta aos seus visitantes. Lugares perfeitos para momentos de total desconexão do mundo e conexão consigo mesmo. A natureza e as belas montanhas do interior da Costa do Sol são tão apaixonantes que viraram destinos frequentes de figuras como Ernest Hemingway, Rainer Maria Rilke e Orson Welles, que escolheu o local para que fossem jogadas suas cinzas.
Uma terra diferente do resto da Espanha, a Andaluzia é apaixonante e se orgulha de sua história de total miscigenação. Com um povo extremamente acolhedor e sabores típicos, o sul da Espanha é um lugar que ninguém quer visitar apenas uma vez na vida. (Texto Gabriel Moreno)