E só vivendo para crer porque, quando contamos, os amigos ficam com aquela cara de incredulidade, pensando que estão ouvindo uma história impossível. Essa é a maior graça dessas viagens subaquáticas, que oferecem restaurantes, spas e até suítes no fundo do mar, com vista para a vida marinha em seu habitat natural.
Como foi possível construir algo assim? Essa é a pergunta que ronda a cabeça enquanto vemos arraias, cardumes de peixes coloridos e até tubarões dando uma passada ao lado da nossa cama, em frente à pia do toalete, ao lado da mesa de jantar e enquanto recebemos uma massagem relaxante.
Durante a estadia, parece difícil conter aquele dito “me belisca porque eu devo estar sonhando”. E quando nos damos conta de que, sim, é tudo verdade, e nos acostumamos à posição de testemunhas privilegiadas, ficamos hipnotizados com a visão tão misteriosa quanto surpreendente da dinâmica da vida marinha.
Esses hotéis e restaurantes em Dubai, Maldivas e Tanzânia levam ao paroxismo o conceito de espaços integrados à natureza -nesse caso, à natureza oceânica passando bem diante de nossos olhos, que brilham de curiosidade e assombro por ver algo que parece inverossímil.
DUBAI
ATLANTIS, THE PALM
Uma suíte que tem uma janela do chão ao teto é algo um tanto comum. Mas essa janela do chão ao teto do Atlantis, The Palm tem vista não para a paisagem externa, e sim para o fundo do mar com sua abundante fauna marinha composta por mais de 65 mil animais que habitam o aquário gigante do hotel. Subindo pelo elevador privativo até o lounge da suíte, a vista submarina se amplia ainda mais.
Situado na Dubai Palm Island, com vista para o icônico skyline da cidade, o Atlantis, The Palm é um resort completo e conta até com praia particular. De seus 46 hectares de área, 17 são reservados para o parque aquático Atlantis Aquaventure. Dentre suas diversas opções de restaurantes, destaque para o premiado Nobu, que serve culinária japonesa contemporânea com influências árabes. O spa oferece tratamentos faciais e corporais, e a academia dispõe de personal trainers.
MALDIVAS
CONRAD MALDIVES RANGALI ISLAND
Pioneira nesse conceito de suítes submersas, o Conrad Maldives Rangali Island apresenta o THE MURAKA, uma residência de dois andares construída a cerca de cinco metros abaixo do nível do mar do Oceano Índico. A arquitetura surpreende com seu formato esférico que permite uma visão submarina de 180º. A residência oferece ainda deck, piscina privativa e mordomo dedicado.
Acessível a partir de um voo de hidroavião, o Conrad tem suas villas de estilo asiático contemporâneo distribuídas em duas ilhas interligadas. Parte delas está aninhada por entre a vegetação do atol, estrutura de corais. Outras estão instaladas diretamente sobre as águas cristalinas do Oceano Índico.
SUBSIX – RESTAURANTE
No Niyama Private Islands Maldives, a grande atração é o restaurante Subsix, a 6 metros abaixo da linha d’água. Imagine jantar na companhia de peixes exóticos, moreias, garoupas e tartarugas em um salão com vista quase 360º para o fundo do mar. Esse cenário que parece surreal é ainda muito melhor apreciado saboreando os deliciosos pratos do menu, que apresenta frutos do mar e diversas opções vegetarianas e veganas.
SEA UNDERWATER RESTAURANT
Mais uma incrível opção de restaurante subaquático, o Sea, dentro do resort Anantara Kihavah oferece também uma experiência de jantar inesquecível diante das profundezas do oceano. A jornada começa quando você desce abaixo da água para descobrir a primeira adega subaquática do mundo. O mar hipnotizante é o pano de fundo dessa aventura culinária extraordinária, com direito a lagostas das Maldivas e outras iguarias.
HUFAVEN SPA
E as experiências subaquáticas não param por aí. Que tal apreciar a vida marinha a poucos metros adiante, sem precisar de equipamento de mergulho, e ainda receber uma massagem relaxante ou um tratamento terapêutico? Isso é o que torna única essa experiência no Huvafen Spa, nas Maldivas, que faz parte do Huvafen Fushi, um dos mais exclusivos resorts do mundo. É um convite à contemplação das cores e da misteriosa e fascinante biodiversidade do fundo do mar – o ambiente ideal para rejuvenescer, restaurar e cuidar bem do corpo e da mente.
ZANZIBAR, TANZÂNIA
THE MANTA RESORT
Na ilha de Pemba, a segunda maior do arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia, fica o The Manta Resort, um verdadeiro refúgio cercado por águas azul-turquesa de tirar o fôlego e praias de areia branca e delicada banhadas pelo Oceano Índico.
Na propriedade, esse cenário pode ser visto por diversos ângulos. Um deles é bastante peculiar: o Underwater Room, uma estrutura flutuante ancorada próximo à costa, com suíte, lounge e deck. Na camada submarina fica uma suíte com janelas para o fundo do mar, possibilitando uma vista da vida marinha em sua dinâmica natural.