Material de leitura, seja pesquisa relacionada ao destino, como preparação para uma viagem, ou como distração e inspiração, é item essencial na bagagem de quem vai conhecer um novo país. Na prática, hoje em dia livros podem ser comprados em qualquer lugar: há livrarias em aeroportos, pocket books em lojas de variedades e bancas de jornal e um estoque virtualmente infinito de leitura no seu iPhone, Kindle ou similar.  

Mas a busca por uma livraria em seu caminho de viagem não precisa necessariamente ser a mesma coisa que a busca por um livro novo para te acompanhar na estrada. Livrarias são parte essencial da cultura das cidades e não raro são parte de suas histórias também – a Shakespeare & Co. de Paris, fundada em 1919 e ponto de encontro de gente como Ezra Pound, Ernest Hemingway e James Joyce, é um dos exemplos mais famosos.  

Você provavelmente sabe que é difícil falar em “melhor” livraria, porque uma favorita nem sempre é aquela mais famosa, fotografada ou bonita. Uma boa livraria tem um fator imensurável, uma subjetividade que é parte do seu charme. Uma livraria, para ser querida, tem que falar ao coração, e por isso cada leitor e leitora viajante tem a sua preferida em algum lugar do mundo – sejam elas enormes e representativas de uma cultura, ou pequenas e escondidas em pequenas ruas, quase um segredo que só pode ser revelado por quem já visitou.  

Então, permita-se explorar estantes, folhear títulos, conhecer autores e sentar em um canto sentindo o cheiro de papel e café, que parece adquirir um aroma diferente, em um desses dez espaços incríveis pelo mundo.  

1. CĂRTUREȘTI CARUSEL

Bucareste, Romênia 

Presença obrigatória em qualquer lista de mais belas livrarias do mundo, a Cărturești Carusel ocupa um casarão do século 19 de Bucareste e expõe seu acervo de mais de 10 mil livros em seis andares banhados por luz natural e preenchidos por uma imponente escadaria branca.  
carturesticarusel.ro 

Cărturești Carusel Cosmin Dragomir

2. THE BOOK GARDEN 

Teerã, Irã 

Essa impressionante livraria com mais de 65 mil metros quadrados e considerada a maior do mundo, é um centro de cultura e convivência em Teerã, a capital do Irã. O projeto arquitetônico, com extensos telhados gramados, evoca a glória das antigas cidades persas e abriga diferentes livrarias, restaurantes e cafés. O acervo conta com milhões de livros.  
bg.tehran.ir 

The Book Garden Mohammad Shah Hosseini

3. BOEKHANDEL DOMINICANEN

Maastricht, Holanda 

Instalada em uma igreja de 700 anos em Maastrich, na Holanda, essa livraria vende livros novos e usados, mas a seleção é só parte da história: sua ousada mistura de arquitetura moderna com o ambiente gótico original é impressionante.  
libris.nl/dominicanen 

Boekhandel Dominicanen Etienne van Sloun

4. TSUTAYA BOOKS DAIKANYAMA TOKYO

Tóquio, Japão

Ganhadora de prêmios mundiais de arquitetura, a loja da rede Tsutaya em Tóquio segue o tema “livraria na floresta” e é formada por três alas onde se espalham diferentes categorias de livros e um café.  
real.tsite.jp/daikanyama/english/ 

real.tsite.jp/daikanyama/english/

5. THE BOOK LOUNGE

Cape Town, África do Sul

Há 16 anos em um prédio histórico no centro de Cape Town, essa charmosa livraria é ponto de encontro de entusiastas de livros e tem uma ótima programação de eventos de literatura com autores locais e convidados internacionais.  
booklounge.co.za

The Book Lounge Unsplash (Ivo Rainha)

6. LELLO 

Porto, Portugal 

A Lello abriu em uma ladeira da cidade de Porto em 1869, mas foi nos anos 1990 que se tornou uma das livrarias mais famosas do mundo graças à série Harry Potter: suas curvas escadarias de madeira atraem fãs de todo mundo.  
livrarialello.pt 

Lello Divulgação

7. CITY LIGHTS 

São Francisco, Estados Unidos

Livraria e coração cultural de São Francisco, a City Lights celebra a obra dos poetas e escritores da geração beat e se mantém relevante publicando e vendendo livros de temas ecléticos, que vão da política à poesia, de autores de todo o mundo.  
citylights.com 

City Lights Ivo Rainha

8. CA CHEP BOOKSTORE 

Ho Chi Minh City, Vietnã 

Pequeno por fora, esse ponto cultural da cidade está escondido numa rua movimentada de Ho Chi Minh City, no Vietnã. Por dentro, tem cinco andares e uma cafeteria em ambientes com decoração moderna e original.  
cachep.vn

Ca Chep Bookstore Divulgação

9. STANFORDS

Londres, Inglaterra  

Fundada em 1901 em Covent Garden, Londres, a Stanfords recebeu em seus salões exploradores e membros da Royal Geographical Society e hoje é considerada a principal livraria de viagens do mundo. A partir deste ano, passa a ocupar um novo endereço também em Covent.  
stanfords.co.uk 

Stanfords Divulgação

10. POPLAR KID’S REPUBLIC

Pequim, China 

Essa enorme livraria infantil em Pequim oferece mais de 3 mil títulos em ambiente criado para incentivar a imaginação dos pequenos, que são bem-vindos para ouvir sessões de contação de histórias e para escalar prateleiras.  
poplar.com.cn 

    Voltar ao Topo