A atmosfera é bucólica, a natureza intocada, a gastronomia é cheia de personalidade. Um destino com tempero original e muita história para contar, com cidades e vilas medievais, consideradas Patrimônio da Humanidade, que revelam que a ancestralidade segue preservada sem deixar os valores contemporâneos de lado. 

1. Suas cidades históricas

Évora, por exemplo, cidade-museu a 132 quilômetros de Lisboa, revela em seu centro histórico influências romanas, visigóticas e árabes, e preserva vestígios com mais de 2 mil anos. Na Anta do Zambujeiro dá para sentir a mística do Cromeleque dos Almendres: um dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa, com 95 monólitos que preservam histórias de deuses ancestrais. Do templo romano à Sé, passando pela Igreja de São Francisco e pela Capela dos Ossos, Resende ou pela Praça do Giraldo, a beleza de Évora atravessa o tempo. 

Catedral de Évora Bradley Habdon /Istock

Elvas, por sua vez, a 200 quilômetros de Lisboa, traz sua história como “Rainha da Fronteira” escrita em cada pedra das suas fortificações. Quem chega lá é recebido por um grandioso aqueduto com 8 quilômetros e 843 arcos, construído pelo arquiteto Francisco Arruda, que também projetou a Torre de Belém, em Lisboa. Junto com as muralhas, a cerca medieval, os três fortins, o centro histórico, os fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça estendem-se ao longo de 300 hectares e fazem da cidade a mais fortificada do mundo. 

PUBLICIDADE
Nobu Ibiza Bay
Nobu Ibiza Bay

2. GASTRONOMIA REGIONAL

A culinária alentejana se mostra cheia de personalidade. Nos restaurantes da região, as sopas de peixe, as migas com carne de porco, pratos de caça e os doces criados nos conventos mostram o que a região tem de mais genuíno. Sem falar nos famosos azeites, sempre lembrados entre os melhores do mundo, que, combinados com pão e ervas aromáticas, formam uma cozinha repleta de afeto e intimamente ligada aos produtos do campo. 

Pão e azeite estão em todas as refeições Istock

3. CULTURA DOS VINHOS

O Alentejo-central também é um grande produtor de vinhos, por isso seus campos são tomados por vinícolas que se espalham em oito regiões demarcadas. Mas, como lá tudo é produzido com respeito, no tempo certo, com qualidade e carinho, estamos falando de bebidas reconhecidas por selos e premiações, como o milenar Vinho de Talha.

Vinhos da Tapada de Coelheiros Divulgação

Essa cultura torna o lugar perfeito para atividades de enoturismo, que vão de passeios por enotecas – que são verdadeiras obras de arte! – até a tradicional vindima, que permite ao visitante participar do processo da colheita e aprender com os mais de 250 produtores locais.

PUBLICIDADE

4. NATUREZA FASCINANTE

E se o desejo for respirar ar puro se perdendo por paisagens que mais parecem telas impressionistas, achou mais um motivo para conhecer o Alentejo. Lá tem muitos lagos tranquilos, como Alqueva, o maior lago artificial da Europa, onde é possível passear de barco e praticar uma série de esportes.

Lago Alqueva Istock

Tem ainda três parques e duas reservas naturais para fazer caminhadas, pedalar ou sossegar a alma. Nos céus de Évora, inclusive, dá para fazer paraquedismo ou skysurf. E, quando o calor do verão apertar (pode passar dos 30 graus), a costa alentejana, com mais de 140 quilômetros de praias de areias douradas, é o destino perfeito para se refrescar. 

TERESA PEREZ INDICA

Reserve com a Teresa Perez

Onde Ficar

Convento do Espinheiro

O Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa foi adaptado a partir de um convento do século 15, considerado Monumento Nacional de Portugal. O hotel está localizado às portas da histórica cidade de Évora, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Seus sofisticados apartamentos e suítes contam com decoração elegante, além de vistas espetaculares. Seus hóspedes podem ainda desfrutar dos diversos tratamentos relaxantes do Diana Spa, e ótimas opções gastronômicas como um requintado jantar no Restaurante Divinus, localizado na antiga adega do convento.

L´And Vineyards

A beleza e os atrativos dos cenários ao redor já seriam motivo suficiente para o L’and Vineyards WineResort se destacar: são vinhedos e castelos medievais, tudo a apenas 15 minutos de Évora, Patrimônio Mundial da Humanidade. Mas o resort vai além. Apenas 22 suítes, com decoração e design contemporâneos, promovem uma atmosfera de sóbria sofisticação, contando com um conjunto de peças de arte, tecidos e móveis exclusivos. A gastronomia é outro diferencial do L’and Vineyards, reinterpretando a identidade da culinária portuguesa, com foco nos ingredientes orgânicos e na harmonização com os melhores vinhos da região.

    Voltar ao Topo