Foi-se o tempo em que o turista mais exigente fazia questão apenas de uma cama dos sonhos e um serviço impecável em suas estadias. Hoje, sabemos que a equação perfeita da boa hotelaria soma a isso também experiências inesquecíveis e práticas sustentáveis.

Nos últimos anos, a palavra sustentabilidade evoluiu bastante no universo das viagens. O conceito cada vez mais holístico, tangível e global acabou virando turismo regenerativo e hoje atende pelas três letrinhas que permeiam as ações de qualquer empresa: ESG. Afinal, o viajante quer hotelaria com responsabilidade não apenas ambiental, mas também social e econômica.

E, se o turismo internacional já está de olho nesse movimento há muito tempo, o Brasil não fica atrás. Dos canudos sustentáveis à compensação do carbono, da pesca responsável às experiências locais imersivas, viajar de maneira regenerativa virou, para muita gente, condição tão fundamental de viagem quanto um bom chuveiro quente no quarto.

Projeto Canoagem: iniciativa que une inclusão social e esporte Barracuda Hotel & Villas

Projetos inteligentes, com operações éticas e impactos ambiental e socialmente positivos, são a premissa básica da hotelaria sustentável. Associar instalações vanguardistas e serviço de primeira linha com redução de desperdício, consumo local e sazonal, envolvimento com as comunidades do entorno, melhor aproveitamento dos recursos naturais e arquitetura biofílica (trazendo elementos naturais para dentro dos espaços construídos, em profunda conexão com a natureza) mostrou-se capaz de interferir enorme e positivamente em cada passo da experiência do hóspede.

SUSTENTABILIDADE COMO BASE

Barracuda Hotel & Villas

O conforto com propósito é tão certeiro que diversos hotéis já estão nascendo voltados para essa filosofia. “Não existe turismo de luxo sem sustentabilidade. Ser sustentável hoje deixou de ser um diferencial; é o mínimo que se espera de um produto de excelência. E a gente acredita que essa é uma jornada conjunta, de melhoria contínua”, diz Pedro Treacher, vice-presidente de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que acaba de lançar uma nova marca 100% focada no mercado brasileiro, a Xodó. E completa: “O Brasil é o país mais biodiverso do mundo, uma potência verde com posição privilegiada para ser protagonista em turismo sustentável globalmente”.

PUBLICIDADE
Nobu Ibiza Bay
Nobu Ibiza Bay

A associação reúne atualmente 54 hotéis brasileiros em destinos diversos. Um dos mais novos é o Barracuda Hotel & Villas, em Itacaré, na Bahia; a propriedade nasceu do sonho de um grupo de amigos suecos (entre eles, a princesa Vitoria) que se apaixonaram perdidamente pelo destino.

Renata Ghiotto

A ideia ganhou sotaque brasileiro ao elegerem o casal Juliana Ghiotto e Daniel Lima (ela paulista, ele baiano) para tocar o empreendimento. Hoje, o complexo tem alma deliciosamente baiana, com brasilidade latente em todo canto. A propriedade – rodeada de verde e com vista para o mar – fez da sustentabilidade e do prazer de receber um estilo de vida em profunda sintonia com Itacaré.

PUBLICIDADE
Teresa Perez Collection

E executa tudo com a harmonia perfeita do celebrado refinamento escandinavo com o borogodó brasileiro. Por enquanto, são 17 quartos e suítes (com design minimalista, fibras naturais e muita luz natural) no hotel e sete villas privativas com 4 a 6 suítes cada dividindo o mesmo condomínio que se espalha por uma área de 26 hectares de Mata Atlântica preservada – e a curta distância de praias como Resende, Tiririca, Costa e Ribeira.

Projeto Surfando para o Futuro
Barracuda Hotel & Villas Tarso Figueira

As operações cotidianas são éticas e sustentáveis, do consumo responsável de recursos à valorização dos ingredientes locais e sazonais que, sempre muito frescos e saborosos, abastecem diariamente o delicioso restaurante comandado pelo chef Fernando Luz. Gastronomia afetuosa, responsável e surpreendente em um descolado ambiente com vista panorâmica para o mar.

Barracuda Hotel & Villas Renata Ghiotto

Como parte de sua atuação regenerativa em Itacaré, o Grupo Barracuda destina 2% de toda a sua receita com hospedagem ao Instituto Yandê, que apoia e executa sete projetos socioambientais distintos no destino (inclusive o premiado Treinamento de Canoagem de Itacaré, que reúne os atletas da Seleção Brasileira). Além disso, todas as experiências oferecidas aos hóspedes, das refeições aos passeios, envolvem pessoas e ingredientes locais.

O Barracuda Hotel & Villas ainda tem diversos espaços internos e externos minuciosamente pensados para a contemplação da natureza e a promoção do bem-estar constante. Perfeito para regenerar destino, comunidade, corpo Barracuda Hotel & Villas (surf e atum Renata Ghiotto, piscina Tarso Figueira) e alma.

    Voltar ao Topo