Da espiritualidade da Tailândia a uma aventura de safári no Quênia, três travel tips para experiência ao redor do mundo.
Um espetáculo espiritual no Festival das Lanternas
Luzes e fé na Tailândia por Brayan Dutra
Duas importantes celebrações anuais, que simbolizam renovação espiritual para o povo tailandês, acontecem em novembro: os festivais Yi Peng e Loy Krathong. Eles transformam o país em um espetáculo etéreo, com sua herança cultural única e encantadora, em que o céu e a água são importantes condutores de passagem. Apesar de serem realizados no mesmo momento — na lua cheia do 12º mês do calendário lunar, entre 5 e 6 de novembro de 2025 —, possuem características diferentes.
No festival Yi Peng, em Chiang Mai, as famosas “lanternas” feitas de papel de seda (khom loi) são soltas no céu em determinadas áreas da cidade formando um cenário dos sonhos. Importante ressaltar que a atividade é realizada de forma segura, sem afetar a visibilidade aérea.
Já no festival Loy Krathong, comemorado em todo o país, são soltos em rios e canais os cestos flutuantes feitos de folhas de bananeira, com flores, velas e incensos. Além de proporcionar os dois espetáculos, o mês é ideal para o visitante conhecer a capital, Bangkok, e as regiões de praia Phuket e Krabi.
A Sardenha conquista qualquer enófilo
Uma ilha, muitos rótulos por Raquel Istoe
A região da Sardenha, repleta de alta gastronomia, cultura, águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, reserva ótimas atrações para os amantes de vinho. Com vinícolas espalhadas por toda a ilha, tem tradição de tintos e brancos. Os produtores se orgulham dos vinhos locais, elaborados com técnicas transmitidas de geração para geração. Na região de Alghero fica a Tenute Sella & Mosca, fundada em 1899, que produz os típicos Vermentino, Carignan, Cannonau e Cabernet, em vários estilos.
Também há vinhos e espumantes com Torbato, uma variedade de uvas brancas cultivadas somente no noroeste da Sardenha que estavam quase extintas, até serem revividas pela vinícola.
Já a Cantina Audarya, perto de Cagliari, ao sul, oferece uma série de experiências de degustação de vinhos produzidos com uvas como Nuragus, Cannonau e Monica, além de um portfólio diversificado que agrada a todos os paladares, com brancos refrescantes, rosés e tintos robustos.
Emoção e aventura nas planícies africanas
Safári no Quênia por Alessa Castro
O Quênia não é apenas um destino: é um chamado para quem busca significado, beleza e silêncio — daquele que diz tudo. O país me proporcionou uma das coisas mais extraordinárias: viver a experiência de um safári estando próxima da natureza em sua expressão mais grandiosa, selvagem e delicada. Do nascer do sol enevoado nas planícies infinitas da savana à cadência silenciosa dos animais em liberdade, cada dia começava com uma pausa profunda.
Fiquei hospedada em lodges excepcionais em Laikipia, Masai Mara e Amboseli — propriedades que não apenas entregam sofisticação e conforto como também atuam com responsabilidade ambiental e impacto social que nos inspiram. São projetos que respeitam as comunidades locais e promovem uma convivência genuína com a natureza. Essa jornada me tocou profundamente. Voltei com o coração cheio e a certeza de que o verdadeiro luxo é poder coexistir em harmonia com o mundo natural.



























