A Califórnia é uma história à parte nos Estados Unidos e o melhor jeito de conhecer o “Golden State” é sobre quatro rodas, perdendo-se e achando-se em suas estradas.

Uma road trip pelo estado revela paisagens cinematográficas pelo caminho. Muitas delas, encontram-se dentro dos famosos parques nacionais, enquanto outras se espalham pelo caminho. Com 1.352 quilômetros de litoral, não faltam belas vistas à beira-mar e nem rotas a serem exploradas com calma e curiosidade.

Em resumo, para quem gosta de caminhar por trilhas, descobrir belos lagos e conhecer desde patrimônios reconhecidos pela Unesco até árvores milenares, separamos nossos 10 parques nacionais preferidos na Califórnia.

1
Yosemite National Park

Yosemite é um dos mais famosos parques norte-americanos, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. Na parte central da Califórnia, ao redor da Cordilheira de Serra Nevada, ele ocupa uma área equivalente à de Rhode Islands formando um santuário de vida em todas as suas formas.

Na famosa Serra Nevada, Yosemite apresenta mais de 3.000 quilômetros quadrados. iStock

2
Death Valley National Park

Entre os desertos de Great Basin e Mojave, o Death Valley consegue a proeza de combinar no mesmo ambiente os pontos mais quente, baixo e seco dos Estados Unidos. Dessa forma, o local expõe cenários de beleza dramática, como os do Golden Canyon com seus tons de dourado, laranja e vermelho ou das dunas em Mesquite Flat, que podem ser percorridas em veículos 4×4.

Um pouco diferente dos outros parques por apresentar trechos que mais se parecem com um deserto, o "Vale da Morte" recebe mais de 1 milhão de visitantes anualmente iStock

3
Sequoia National Park

Em terceiro lugar, o Sequoia National Park é lar de antigos bosques de sequoias gigantes e imponentes picos de granito. É no topo do parque, no planalto da Giant Forest, que está a grande estrela entre as árvores do mundo: a General Sherman, a maior árvore de todas, tem estimados 2.500 anos de idade, 82 metros de altura e circunferência de 31 metros. Um colosso da natureza que atrai visitantes do mundo inteiro.

Algumas sequoias são endêmicas da Califórnia, o que faz a árvore um dos símbolos do estado

4
Redwood National & Estate Parks

O Sequoia pode até abrigar a gigante General Sherman, mas o Redwood bate o recorde: é lá que encontra-se a Hyperion, a árvore mais alta do mundo, com 115 metros. Apesar de sua fama ser notada pelas árvores o Redwood e seus parques adjacentes são compostos por um mix de espetaculares paisagens: vastas pradarias, bosques de carvalho, riachos e mais de 64 km de costa intocada. Ao mesmo tempo, todos os cenários abrigam uma incrível diversidade de vida selvagem, como as baleias cinzentas, que podem ser vistas durante a migração, entre os meses de dezembro e abril.

Não é só uma: o Redwood se orgulha de ter algumas das árvores mais altas do mundo em seus limites

5
Lassen Volcanic National Park

O Lassen é o recorte da Califórnia onde a terra está sempre em movimento. São vapores de enxofre, piscinas termais e valas de lama que criam espetáculos fascinantes. Assim, os fenômenos estão associados ao Lassen Peack, vulcão que batiza o nome do parque. Sua última grande erupção aconteceu em maio de 1914, seguida por erupções menores nos três anos seguintes. Hoje, a atividade vulcânica está calma, e os visitantes podem desfrutar dos exuberantes cenários.

Localizado no nordeste do estado, o Lassen National Park foi batizado em homenagem a um ferreiro dinamarquês que guiava os forasteiros pelo parque, Peter Lassen

6
Point Reyes National Seashore

Península projetada de forma impressionante para o Oceano Pacífico, a Point Reyes National Seashore é uma reserva marinha criada para proteger os ecossistemas e recursos naturais da pouca explorada costa oeste dos Estados Unidos. Localizado a cerca de 50 km de San Francisco, é um santuário para mais de 1,5 mil espécies de plantas e animais. Além disso, o parque presenteia os visitantes com a combinação de campos abertos, praias longas e costões rochosos banhados pelas quebras das ondas.

Todos os caminhos levam ao mar no Point Reyes National Seashore

7
Channel Islands

No sul da Califórnia, um dos parques nacionais mais remotos e interessantes do país, componham-se por cinco ilhas – Anacapa, Santa Cruz, Santa Rosa, San Miguel e Santa Barbara. Conhecida como as “Galápagos da América do Norte”, as ilhas exibem uma abundante biodiversidade, com mais de 2 mil espécies de plantas e animais que não encontram-se em nenhum outro canto do mundo. Com acesso apenas de barco ou avião, o arquipélago não possui infraestrutura, mas nem é preciso. Explorar a natureza intocada da região é uma experiência que não se esquece facilmente.

"No meio do caminho" entre a famosa Santa Barbara e Los Angeles estão as Chanel Islands.

8
Pinnacles National Park

Um das principais características do Pinnacles National Park são as inúmeras rochas vermelhas espalhadas pelo seu território – resquícios de um vulcão de 23 milhões de anos. O cenário é mais do que convidativo para escaladores, que não raramente são vistos pendurados nos cumes das montanhas. Quem se aventura pelo parque depara-se ainda com outras interessantes formações, como falésias, escarpas e cavernas.

Há cerca de 23 milhões de anos, algumas erupções vulcânicas formaram o que hoje é conhecido como Pinnacles National Park

9
Joshua Tree National Park

É no encontro dos diferentes terrenos dos desertos de Mojave e do Colorado que situa-se o Joshua Tree. Esta espetacular localização desértica resulta numa surpreendente flora, com mais de 2 mil espécies de plantas, incluindo as típicas árvores que dão nome ao parque. Montanhas escarpadas, ruínas de minas de ouro, planícies habitadas por aves raras e noites incrivelmente estreladas completam a beleza da região.

Com mais cara de deserto, o Joshua Tree está a cerca de 2h de Los Angeles

10
Kings Canyon

Por fim, o parque nacional Kings Canyon está localizado na região sul da Serra Nevada. É uma área de paisagens dramáticas, montanhas gigantes, colinas acidentadas, cânions profundos e vastas cavernas. Uma vez que, seu território e o do parque nacional Sequoia são contínuos, o que facilita a visitação conjugada.

Do ladinho do Sequoia National Park, o Kings Canyon possui quase 2.000 quil}ômetros de extensão
    Voltar ao Topo