Cada vez mais almas inquietas e curiosas estão abandonando as rotas convencionais e se lançando em aventuras em meio à natureza. Os glampings são apostas certas para esse contato próximo com os cenários naturais do planeta.

NO REMOTO ÁRTICO

Arctic Treehouse Hotel – Finlândia

Rovaniemi é a capital e a maior cidade da Lapônia, na Finlândia. A cidade está situada perto do Círculo Polar Ártico e entre as colinas de Ounasvaara e Korkalovaara, na confluência do Rio Kemijoki. Kemijoki. Há oito temporadas climáticas diferentes por ano em Rovaniemi, cada uma com tipo de luz, temperatura e fenômenos naturais próprios – isso significa excelentes condições para uma variedade de atividades, como snowmobile nas florestas cobertas de neve, ou passeios de barco na temporada do sol da meia-noite ou, ainda, caça às incríveis auroras boreais entre o final de setembro e o início de abril, época de noites mais longas.

Suíte no Arctic Treehouse Hotel Rune Buch/Divulgação

O conceito do hotel, projetado em estilo nórdico, é fortemente influenciado pela natureza sensível do Ártico, com casas erguidas em uma encosta natural íngreme justamente para aproximar a natureza do Ártico através dos enormes vidros que fazem as vezes de paredes que dão a sensação de imersão nas florestas e de refúgios com vistas deslumbrantes.

NO CORAÇÃO DA INDOCHINA

Rosewood Luang Prabang – Laos

Localizada no norte do Laos, Luang Prabang é considerada Patrimônio Mundial da Unesco pela riqueza natural e cultural, tendo como cenários montanhas, florestas, rios, cachoeiras e muitos templos budistas. Foi ali que o Rosewood Luang Prabang se instalou em 2018, projetado ao longo de uma encosta isolada na selva, com seis tendas exclusivas que são acessadas por uma trilha no topo da colina.

Vista para as montanhas da varanda do Rosewood Luang Prabang Owen Raggett/Divulgação

As tendas redondas são de cores, tecidos e padrões utilizados pelas comunidades indígenas da região que ainda habitam as montanhas dali. Entre as exclusividades da tenda, um chuveiro com efeito de chuva, uma varanda com sofá com a vista deslumbrante das montanhas e um jantar romântico à luz de velas na cachoeira. A região do Rosewood é abraçada por dois rios e possui também uma variedade de cafés de estilo francês, restaurantes agradáveis, mercados locais animados e atrações culturais.

PUBLICIDADE

PAISAGENS ALPINAS

Whitepod – Suíça

A mais de 1,5 mil metros de altitude, no Lês Cerniers em Valais, acima da cidade de Monthey, na Suíça, ficam as habitações geodésicas do Whitepod, ancoradas em plataformas panorâmicas de madeira individuais em meio à natureza e com vista para o lado de Genebra e a cadeia montanhosa dos Alpes circundantes.

Domos do Whitepod instalados a 1,5 mil metros de altitude Leo Fabrizio/Divulgação

Os domos (ou pods, como são chamados) são aquecidos com energia geotérmica e conferem um visual futurista e minimalista que se integra perfeitamente à paisagem alpina. Além de atividades como esqui e snowshoeing (caminhada com raquetes de neve), o hotel oferece experiências exclusivas, como jantares gourmet, passeios de trenó puxado por cães e até mesmo a oportunidade de observar a rica vida selvagem da região. A ideia é combinar a beleza natural das montanhas suíças com acomodações de alta qualidade com foco na sustentabilidade.

DESIGN PREMIADO

Wild Coast Tented Lodge – Sri Lanka

Membro da prestigiada associação Relais & Châteaux de hotéis e restaurantes exclusivos, o hotel se localiza adjacente ao Parque Nacional de Yala, no Sri Lanka, e foi vencedor do prêmio de design da Unesco. O Wild Coast é uma espécie de glamping onde a selva encontra uma praia imaculada, com vista para o Oceano Índico. As estruturas curvas e orgânicas da Wild Coast são o triunfo arquitetônico, bem como a piscina infinita turquesa de formato livre, complementando o ambiente de mata e praia de Yala. As tendas são “escondidas” no deserto do Parque Nacional – que é habitat de 44 espécies de mamíferos e 215 tipos de aves, além de ser um dos locais de maior concentração de leopardos do mundo. As tendas possuem tetos altos com vistas panorâmicas para a selva a partir das fachadas de vidro e lona.

Wild Coast Tented Lodge: design premiado Devaka Seneviratne/Divulgação

UMA RESERVA NATURAL

Amanwana – Moyo Island, Indonésia

O hotel aloja seus hóspedes em 20 tendas com atmosfera cool, que é uma marca da rede Aman, da qual ele faz parte, na Ilha de Moyo, leste de Bali – um verdadeiro paraíso conhecido pela beleza natural intocada. O Amanwana se transformou em uma reserva natural, com vegetação exuberante, águas cristalinas com variados tons de azul e uma rica vida marinha, por isso vai além dos clichês.

Amanwana Ben Richards/Divulgação

Hospedam-se, no máximo, 40 pessoas no hotel, que tem 11 tendas instaladas ao longo da praia e nove escondidas na selva. No que tange à lista de experiências, é possível visitar a Baía de Saleh, ao leste da ilha, conhecida como o lar da segunda maior população de tubarões-baleia do planeta, além de desfrutar de uma infinidade de pontos de mergulho, passeios de barco e trekkings na mata.

    Voltar ao Topo