![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Riga-1920x960.jpg)
Foi-se o tempo em que navegar era sinônimo de viagem para quem buscava tranquilidade em um estilo slow travel. As melhores companhias de navegação mudaram a fórmula de suas viagens de acordo com a demanda crescente do público por jornadas mais completas e atrativas para diferentes idades.
Viagens que permitem a contemplação da natureza jamais sairão de moda, mas agora elas são complementadas com experiências e programas inovadores em destinos badalados e recheados de aventuras e descobertas.
Expedições
Uma aventura a destinos remotos e ainda pouco explorados fica mais interessante em uma navegação de expedição. Isso porque essas viagens conseguem unir muito bem o lado da exploração com toda sofisticação e comodidade que os navios oferecem. São viagens que não deixam de ser contemplativas, mas, ao mesmo tempo, trazem emoção e adrenalina.
![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Artico-scaled.jpg)
Em Galápagos, ilha vizinha do nosso continente, é impossível não se deslumbrar com tamanha biodiversidade e belezas naturais que um dia impressionaram Charles Darwin. O cardápio de atividades é sempre empolgante, incluindo mergulho, passeios de caiaque, trekking e vários outros programas que proporcionam um perfeito overview do destino. Tudo isso com a certeza de que o retorno à cabine será recheado de conforto, assim como de que todo o navio oferecerá as melhores opções de gastronomia e entretenimento.
Outra viagem imperdível é a expedição à Antártica, destino pouco explorado no mundo, mas repleto de visuais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar. Toda a jornada é acompanhada de palestras e explicações de especialistas sobre a vida e a geografia do Continente Branco – o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Nos programas por terra, muita informação e novas vivências, como a visualização de animais como pinguins e baleias, que são comuns nessa parte do planeta.
![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Gastronomia-impecavel-scaled.jpg)
Polinésia francesa
Um paraíso no meio do Pacífico tão belo que apaixonou o lendário ator Marlon Brando, a Polinésia Francesa tem ilhas conhecidas por sua beleza, tais como Taiti, Tetiaroa, Bora Bora, Taha’a e muitas outras. São atóis incrivelmente verdes, todos rodeados por um mar azul infinito. As atividades abrangem visitas a patrimônios listados pela Unesco, caminhadas por belas trilhas cênicas e até a possibilidade de programas como conhecer vinícolas e fazer cavalgadas pelo topo de vulcões.
Navegar por esse país permite a descoberta de ilhas incrivelmente deslumbrantes em uma só viagem, com a única preocupação de retornar ao navio ao final do dia para partir rumo ao próximo destino. Algo importante no planejamento da viagem: escolher corretamente a sua forma de chegar à Polinésia Francesa e retornar de lá fará uma imensa diferença na sua experiência. Além disso, existe a possibilidade de emendar a navegação com dias extras no país, mesclando o melhor da viagem por terra e por mar em uma só jornada.
![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Suite-silversea-scaled.jpg)
Mediterrâneo
São diversas cidades, países e programas que fazem de uma navegação pelo Mediterrâneo uma experiência totalmente marcante. Ali, o conceito de viagem é outro: envolve destinos mais badalados e com aquela atmosfera de programas “para ver e ser visto”. Não poderia ser diferente quando se embarca para aproveitar o verão europeu em lugares como a Riviera Francesa, a Costa Amalfitana, na Itália, ou as belas ilhas gregas. A variedade de itinerários é imensa, mas esses três países não podem faltar em uma viagem pelo Mediterrâneo.
![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Santorini-scaled-e1733780193571.jpg)
Uma das melhores partes de navegar pelo mar que divide a Europa e a África é que você pode escolher entre conhe – cer vários países ou visitar apenas um e se surpreender por todo o caminho. Afinal, como se entediar enquanto se navega por Atenas, Mykonos, Creta e outras ilhotas gregas que são um charme por si só? O mesmo vale para quem conhecer a Itália e suas ilhas, como a Sicília e a Sardenha, ou cada cantinho do sul da França.
O Mediterrâneo é um clássico absoluto, em que todo viajante precisa navegar pelo menos uma vez na vida.
Rios europeus
Navegar pelos rios da Europa é uma experiência diferente. Um dos motivos é o grande número de cenários percorridos nos caminhos de rios como o Danúbio ou o Reno, que cruzam diversos países no continente, com uma diversidade de culturas impressionante. Em uma mesma viagem é possível conhecer em tempo ideal cada destino, com estadias prolongadas em cada porto, programas em terra personalizados baseados em cultura, gastronomia e atividades. Tudo com uma atmosfera intimista e alto padrão de serviços a bordo.
![](https://thetraveller.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Navegacao-fluvial-europa-scaled-e1733780217297.jpg)
Baseado no filme hit dos anos 90, As Patricinhas de Beverly Hills, a peça terá novas músicas da cantora KT Tunstall e da vencedora do Grammy, Glenn Slater. A divertida peça tem como protagonistas Emma Flynn, como Cher Horowitz e Keelan McAuley na pele de Josh. E como mostra o cartaz, o famoso conjunto amarelo xadrez da protagonista e outros looks icônicos não vão faltar.
Os roteiros podem revelar o melhor de países como Áustria, Croácia, Bélgica, Alemanha, Holanda, Hungria e Suíça, entre outros. Esses países têm em comum um riquíssimo legado cultural e paisagens fascinantes, que estão entre as mais famosas do mundo. Cada roteiro inclui eventos exclusivos tanto a bordo quanto em terra, que vão desde concertos em lugares emblemáticos das cidades até passeios para descobrir a gastronomia de cada região e seus patrimônios culturais e arquitetônicos.