Contar que a Califórnia tem montanhas majestosas, picos nevados e até mesmo desertos dá a dimensão da diversidade de cenários de um destino que é conhecido pelas cenas ensolaradas, paisagens com lindas praias e cidades com a vibração de Los Angeles ou de São Francisco.
Há muito para descobrir na Califórnia e não é exagero afirmar que este é o tipo de destino completo, que agrada a todos. O terceiro maior estado norte-americano é pródigo em parques naturais e temáticos; suas vinícolas produzem alguns dos rótulos mais prestigiados do planeta; a gastronomia é reconhecida como diversificada e premiada; há dezenas de cidades charmosas, com cenas artísticas cheias de personalidade; e as belezas naturais… são incríveis.
São Francisco
Reconhecida como uma cidade de vanguarda em áreas como tecnologia e causas progressistas, São Francisco se mantém como ícone das artes e da cultura nos Estados Unidos desde os anos 1950. A “menor cidade grande da América” anda mais efervescente e cheia de surpresas do que nunca. Seus bairros de arquitetura vitoriana são destaques juntamente com os bondes clássicos, sua bela orla, vibrante em festivais como o San Francisco Jazz Festival e o Outside Lands, gastronomia diversificada – que vai de restaurantes estrelados a food trucks e festivais como o Eat and Drink – e muitas áreas para serem curtidas com atividades ao ar livre. Isso tudo emoldurando seus cartões-postais conhecidos no mundo inteiro: a cênica Golden Gate e a histórica prisão de Alcatraz, hoje convertida em museu e um dos passeios mais interessantes da cidade.
Los Angeles
Los Angeles é cinematográfica. A Calçada da Fama, o Teatro Chinês, o letreiro de Hollywood e as estrelas do cinema em Beverly Hills ou as grifes mais exclusivas em Rodeo Drive já estão no nosso imaginário. Los Angeles é a cidade do entretenimento, onde os sonhos, por mais extravagantes que sejam, podem se tornar realidade, e deve ser aproveitada de dia e à noite.
Com museus importantes como o Getty Center e o Natural History Museum, boa gastronomia, vida noturna agitada em Hollywood e na Sunset Boulevard, estúdios de cinema para visitar – Warner, Sony e Paramount – e parques temáticos para gastar energia, como Disney e Universal, Los Angeles nunca decepciona. Mas a região ainda reserva outras boas surpresas para quem busca experiências completas, como a natureza que dita o ritmo em belas praias como Malibu, Venice e Santa Mônica – lugares que são uma síntese do lifestyle californiano.
San Diego
Uma cidade de frente para o mar, com 43 quilômetros de rotas às margens do oceano, acariciada por brisas, onde as cervejas, nas mais de 80 cervejarias da cidade, têm sabor especial e os bairros urbanos estão cheios de atrativos para todas as idades. San Diego tem belas praias como La Jolla, onde é possível surfar, mergulhar e fazer passeios de caiaque, e, ao mesmo tempo, mantém uma atmosfera urbana das mais movimentadas. Cada bairro da cidade tem um clima diferente: em Gaslamp Quarter, a vida noturna é superagitada; Little Italy tem a gastronomia italiana como carro-chefe; North Park respira arte em todos os cantos e é ótimo para compras; e Old Town marca o início das missões espanholas na Califórnia. A cidade abriga cerca de 90 museus, grandes anfiteatros, rica história e parques como o Balboa, com atrativos suficientes para garantir a diversão da família inteira.
Vales de Napa e Sonoma
Napa e Sonoma abrigam as mais famosas vinícolas dos Estados Unidos. Depois de seguidos prêmios de prestígio internacional, os vinhos produzidos por aqui ganharam o mundo e a região passou a ser chamada de Wine Country, sendo cercada por cadeias de colinas cobertas com algumas das uvas mais desejadas do planeta. Em Napa, os cenários são delineados por grandes propriedades, amplas salas de degustação, cidadezinhas charmosas e hospedagens elegantes, muitas ao longo da celebrada Silverado Trail, proporcionando paisagens que podem ser reveladas do alto, em voos de balão. Sonoma costuma ter um ambiente mais íntimo, com centenas de vinícolas instaladas em castelos ou celeiros renovados ao longo da Highway 101, estrada por onde se chega a 17 vales viníferos. Além da excelência de seus vinhos, Napa e Sonoma ainda se dão ao luxo de ter grandes restaurantes, vários deles em Yountville, em uma sucessão de estrelas na mais recente edição do prestigiado Guia Michelin.
Santa Bárbara
Santa Bárbara é uma descontraída comunidade praiana a cerca de 150 quilômetros de Los Angeles. Um refúgio de personalidades, espécie de Riviera Americana onde astros e estrelas do cinema buscam relaxar à beira mar. Hoje, uma nova energia toma conta do condado: ruas sombreadas repletas de boutiques de estilistas emergentes, como em State Street; uma cena enogastronômica importante em Santa Ynez, região que é a principal produtora de Pinot Noir dos Estados Unidos; e a conhecida movimentação de frente para o mar com veleiros e caiaques que dão ares de mediterrâneo aos cenários de Stearns Wharf e East Beach. A arte também pulsa em Santa Bárbara, especialmente na Funk Zone, uma faixa estreita de armazéns que foi revitalizada criando uma área com salas de degustação de vinho, estúdios de artistas, galerias de arte e restaurantes boêmios e descolados.
Monterey e Carmel
Monterey e Carmel se destacam com suas cenas gastronômicas e artísticas vibrantes, onde pontos históricos se misturam, com charme, a dezenas de galerias de arte e restaurantes. No verão, tudo fica ainda mais especial, com o sol brilhando em um irrecusável convite à vida ao ar livre. A Highway One é a melhor rota para chegar a Monterey, península de clima mediterrâneo envolvida pelo Oceano Pacífico. Ao mesmo tempo em que tem praias com fortes ventos e enseadas tranquilas, Monterey mantém um clima mais urbano, com história antiga e arte contemporânea. Carmel tem um clima boêmio, com atmosfera europeia e ótimos restaurantes – é um reduto de artistas, que enfeitam a cidade com galerias e estúdios em cada esquina. Uma simples caminhada pelas ruas de Carmel Village, com suas casas charmosas, pode revelar tesouros gastronômicos que são marcas da cidade, chegando até a Ocean Avenue e sua concentração de galerias de arte, lojas e boutiques.
Lake Tahoe
Rodeado por picos imponentes, Lake Tahoe consegue ser um destino ideal tanto na temporada de verão quanto na de inverno. Um olhar ao redor, a partir de mirantes como o Parque Estadual Emerald Bay, revela cenários onde a natureza foi generosa, tendo sempre o azul profundo do lago como adereço principal. No verão, o contato com a natureza é garantido nas diversas praias arenosas na orla do lago ou, com um pouco mais de emoção, nas trilhas que contornam as montanhas. Caminhadas cênicas ou trilhas com mountain bikes podem ser feitas no Parque Estadual Emerald Bay ou na Tahoe Rim Trail, que se estende por 265 quilômetros e circula o lago em um percurso de tirar o fôlego. No inverno, com a chegada da neve, as paisagens se transformam, o branco toma conta do cenário e os esportes de inverno reinam em resorts de inspiração alpina.
Greater Palm Springs
A região de Greater Palm Springs é formada por nove cidades – Desert Hot Springs, Palm Springs, Cathedral City, Rancho Mirage, Palm Desert, Indian Wells, La Quinta, Indio e Coachella. Tanto Palm Springs, a maior cidade da região, quanto suas vizinhas do Vale de Coachella mantêm um ar retrô da década de 1950, com arquitetura modernista e uma série de atrativos que já encantaram importantes personalidades norte-americanas. Grandes eventos também estão na lista de destaques da cidade: Palm Springs Fashion Week, Palm Springs Modernism Week e o Palm Springs International Film Festival acontecem anualmente, sempre atraindo todas as atenções. As inconfundíveis palmeiras marcam as paisagens de Palm Springs, contrastando com as áridas montanhas que circundam a cidade que está a menos de duas horas de carro de Los Angeles.