Drinks que misturam granito com tahine, tequila com batata doce e bambu com vermouth fazem parte de um menu desenvolvido para contar um pouco das tradições culinárias de Hong Kong a partir do conceito de agrofloresta

Liderado pelo famoso Federico Balzarini e com os inputs e mixes de Summer Lo e Yvonne Chan, o bar do Four Seasons Hotel Hong Kong apresenta um menu baseado em 6 ingredientes principais: todos eles inspirados a partir do conceito de agroflorestas. “Depois de estudarmos insumos específicos e algumas técnicas de culinária, focamos em ingredientes e animais que se auto sustentam e sustentam o ambiente sem qualquer necessidade do acompanhamento ou cultivo humano”, comenta Balzarini ao explicar que cada um dos 6 ingredientes possui uma relação simbiótica com todos os outros, além de exaltar o conceito que “integra plantas e animais para trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais”.

No belo Four Seasons Hotel Hong Kong, o ARGO é um excelente aditivo aos olhos Divulgação

O menu apresenta dois drinks para cada um dos ingredientes escolhidos, sendo um deles mais convencional, enquanto o outro seria uma releitura completamente diferente. Na teoria, apenas a metade dos drinks seriam mais disruptivos, correto? Faria todo sentido se o ARGO não tivesse optado por ingredientes como granito, lírio, batata doce, bambu e derivados do leite de cabra, além de outros sabores que não fazem parte da base do cardápio, mas que nem sempre aparecem nos menus de coquetelaria, como é o caso do tahine, chen pi, kabosu e vários outros. 

A ideia é que cada um dos coquetéis surpreenda aqueles que se permitem provar as leituras do ARGO com uma mistura de sabores completamente disruptiva, além de exaltar uma seleção de ingredientes totalmente provenientes de Hong Kong.

O The Braker mistura batata doce, beterraba e tequila para surpreender o paladar Divulgação

Granito

Por sua mineralidade, o granito adiciona complexidade a produtos como óleos, vinhos e até coquetéis. Muito comum em Hong Kong, foi escolhido como uma das bases do cardápio do ARGO a partir de uma infusão de vodka. Um dos drinks da casa ainda adiciona tahine e CO2 ao mineral.

O Pottinger Highball adiciona mezcal, CO2 e até tahini ao granito Divulgação

Batata doce

Relacionada ao granito por se desenvolver bem em solos com mais mineralidade, a batata doce também foi escolhida por sua versatilidade tanto em drinks quanto na culinária do país. No ARGO, ela vem misturada de sabores como tequila, café, beterrabas, batata roxa, cognac e vários outros.

Cabra

O único animal na lista não faz parte dela por acaso: importantíssima para sistemas de agroflorestas por oferecer benefícios ao solo, controle de pragas e ainda ser capaz de aumentar a biodiversidade, o animal e os derivados do seu leite se misturam aos drinks com muita versatilidade. Iogurte de cabra, manteiga de cabra, fermentações de leite e até kefir são utilizados para coquetéis. No menu do restaurante, o ingrediente também é usado para snacks e hambúrgueres.

Acredite: há derivados de leite de cabra nesses drinks Divulgação

Lírio branco

Não tão comum no Brasil, mas a segunda planta mais cultivada em Hong Kong, o lírio branco ou lírio do brejo traz ainda mais autenticidade ao menu. Os drinks com a flor, que é extremamente cheirosa, são feitos com gin, mel, champagne e kobuso (um fruto asiático bem diferente). 

Morango

Talvez a fruta mais utilizada para drinks no mundo, os morangos usados no ARGO se misturam com suco de cacau, absinto, gelato de limão, whisky e muitos outros. Por ser a fruta mais convencional da lista, é possível que os dois drinks feitos a partir do morango sejam dos mais surpreendentes do menu. 

Bambu

Especial para Hong Kong do ponto de vista gastronômico, de infraestrutura, religioso e até no cultivo de culturas, o bambu não poderia ficar de fora da lista, até mesmo por conta de seu potencial de sustentabilidade. Os drinks com esse símbolo do país são os que apresentam menos variedade de outros ingredientes – talvez uma forma de trazer ainda mais autenticidade aos sabores de um cardápio tipicamente honconguês.

Além do menu, o ARGO oferece coquetéis que são verdadeiras invenções e que mudam diariamente Divulgação

    Voltar ao Topo