Para os amantes de arte & cultura, a França é o centro do mundo. Nesse país marcado pelo apreço às expressões culturais, são tantas as exposições, museus e galerias que é humanamente impossível dar conta de tudo.
O sentimento de ‘missing out’, aquela sensação de que estamos perdendo algo importante, é inevitável. Mas, para amenizá-la pelo menos, fizemos uma seleção das melhores exposições para ver na França ao longo deste ano. De obras de valor inestimável de gênios eternos, como Vincent Van Gogh e Claude Monet, até as mais emocionantes conquistas esportivas, passando por literatura e fotografia, temos uma lista eclética que abarca diversos gostos.
Não importa o estilo artístico que mais te toca, a França é o lugar perfeito para ampliar o repertório e elevar o espírito com o melhor da arte no mundo. Ao longo deste ano, não faltarão oportunidades para isso.
Aqui estão mais 15 bons motivos para visitar esse país capaz de causar tanta inspiração. Aguce os sentidos para contemplar, emocionar-se e refletir sobre o mundo em algumas das incríveis exibições que darão ainda mais brilho à França até o fim do ano.
STÉPHANE TIDET: NÃO HÁ UM NOVO MUNDO
Cité internationale de la langue française, em Hauts-de-France
Até 10 março 2024
A Cité internationale de la langue française, um novo espaço cultural dedicado à literatura francesa, abriga a obra de Stéphane Tidet, Il n’est pas de nouveau monde (não há um novo mundo). Uma escada de madeira de 108 degraus que leva a uma casa na árvore, e a exposição dedicada a ela, explora a relação entre o homem e a natureza.
AS MULHERES DOS JOGOS
Musée du Sport, em Nice
Até 22 setembro 2024
A vitória não estava de forma alguma garantida, mas elas finalmente entraram para o panteão do esporte internacional. São atletas do sexo feminino cujas conquistas esportivas e comprometimento contribuíram para o desenvolvimento da igualdade de gênero no esporte. No âmbito dos Jogos Olímpicos Paraolímpicos 2024, o Museu Nacional do Esporte está produzindo uma crônica do esporte feminino.
DE VERMEER A VAN GOGH, OS MESTRES HOLANDESES
Bassins des Lumières, em Bordeaux
Até 5 janeiro 2025
Ao longo do ano, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a genialidade dos mestres holandeses da pintura por meio da criação digital. De Vermeer a Van Gogh, passando por Rembrandt, Hendrick Avercamp e Jan Steen, trata-se de uma imersão no mundo fascinante dos temas que os inspiraram. Uma exposição que convida à introspecção e à contemplação.
NO BOSQUE COM VINCENT MUNIER
Musée des Confluences, em Lyon
Entre 16 fevereiro 2024 e 27 abril 2025
A sensação é de mergulhar em um bosque. Essa exposição convida a uma caminhada sensorial na companhia do fotógrafo e cineasta Vincent Munier. Veados, corujas, linces, pássaros. Observar e ouvir – em silêncio – os sons de uma fauna tão surpreendente quanto frágil é um dos privilégios de quem visita essa exibição surpreendente.
TRABALHADORES DA LINHA DE FRENTE
Centre de création contemporaine Olivier Debré, em Tours
Até 1º setembro 2024
Aclamados durante a pandemia da Covid-19, enfermeiros, cuidadores, faxineiros, entregadores e outros “trabalhadores da linha de frente” são os homenageados nessa exposição sobre o trabalho invisível nas sociedades contemporâneas na era digital. Uma boa oportunidade para refletir sobre alguns heróis anônimos que dedicam a vida a salvar as pessoas.
POR FAVOR, TOQUE! ARTE E MATÉRIA
Musée d’arts, em Nantes
Entre 23 fevereiro e 29 setembro 2024
E se não nos limitássemos apenas a olhar as obras? Essa é uma experiência impensável nos museus de belas artes. E que agora se torna possível. Nessa exposição, os visitantes são convidados a tocar, sentir e manipular reproduções de esculturas antigas, modernas e contemporâneas com as mãos. Uma visita sensorial ainda mais estimulante com os olhos vendados. E as crianças também adoram.
DISTÚRBIOS – EXTRATOS DA COLEÇÃO ANTOINE DE GALBERT
Musée d’art contemporain
Entre 8 março 2024 e 7 julho 2024
Antoine de Galbert, um colecionador autodidata de arte contemporânea, está exibindo mais de 250 obras de sua coleção pessoal. O museu exibirá obras de artistas consagrados e talentos emergentes, como Jane Alexander, Richard Jackson, Christian Lhopital, Stéphane Pancréac’h e Thomas Schütte.
MUNDOS SUBTERRÂNEOS
Museu do Louvre-Lens
Entre 27 março e 22 julho 2024
O que está escondido sob nossos pés? Desde os tempos antigos até os dias atuais, o mundo subterrâneo fascina a humanidade. Pinturas, esculturas, objetos de arte, livros e fragmentos de filmes. Na primavera de 2024, o Museu Louvre-Lens viaja pelas diferentes representações do mundo subterrâneo na história da arte.
IMPRESSIONISMO E O MAR
Museu dos Impressionistas, em Giverny
Entre 29 março e 30 junho 2024
Essa exposição comemora os 150 anos do Impressionismo com obras que representam o mar, um dos temas favoritos de pintores como Eugène Boudin, Claude Monet, Gustave Courbet e Paul Gauguin. A sensação é de estar em um passeio poético entre paisagens marítimas observando a vida dos pescadores, as atividades humanas ligadas ao mar e as tempestades.
ANDRÉ MASSON: THERE IS NO FINISHED WORLD
Centre Pompidou-Metz
Entre 29 março e 2 setembro de 2024
Cem anos após a publicação do primeiro Manifesto Surrealista, essa exposição retrospectiva das obras de André Masson apresenta mais de 150 pinturas, desenhos, esculturas, revistas e arquivos inéditos de coleções internacionais que representam a carreira incomum desse “rebelde do surrealismo”.
AQUILES E A GUERRA DE TROIA
Museu Romanité em Nîmes
Entre 26 abril 2024 e 5 janeiro 2025
Você realmente conhece a história de Aquiles, herói da Guerra de Troia? Em 2024, o Musée de la Romanité de Nîmes vai reconstituir a história dessa grande figura da mitologia grega, desde seu nascimento até sua morte, em uma exposição imersiva. Essa é uma oportunidade de descobrir a coleção do museu, incluindo um imponente mosaico de 30 m² que está sendo apresentado ao público pela primeira vez desde sua restauração em 2010.
BONNARD Y JAPÓN
Hotel de Caumont em Aix-en-Provence
Entre 3 maio e 6 outubro de 2024
Seu apelido “Nabi très Japonard” (o Nabi muito japonês – profeta) não foi por acaso. Movimentos flexíveis, cores contrastantes, arabescos, elementos estilizados e espaço achatado são alguns códigos da arte japonesa adotados por Pierre Bonnard no século XIX.
O ALVORECER DO SÉCULO AMERICANO, 1919-1944
Memorial em Caen
Entre 8 maio 2024 e 5 janeiro de 2025
Quem eram os soldados do Dia D? Em que tipo de sociedade eles cresceram? Dos clubes de jazz à Lei Seca, da crise econômica de 1929 ao New Deal, de Charlie Chaplin à cultura do surfe na Califórnia, dos arranha-céus de Nova York ao automóvel? Para comemorar o 80º aniversário do Desembarque do Dia D e da Batalha da Normandia, o Memorial Caen transporta os visitantes para a América entre guerras, uma época de poder, excessos e tensões raciais.
FOTOGRAFAR NA NORMANDIA (1840-1890): UM DIÁLOGO PIONEIRO ENTRE AS ARTES
Musée d’Art Moderne André Malraux em Le Havre
Entre 25 maio e 22 setembro 2024
Fonte de inspiração para os pintores impressionistas, a Normandia também desempenhou um papel importante no desenvolvimento da fotografia, graças à sua luz incomparável, sua arquitetura costeira, suas paisagens rurais e marinhas autênticas. Como parte do festival Normandie Impressionniste, essa exposição explora as influências mútuas entre fotografia e pintura.
AMIZADE, BONNARD – MATISSE NO 60º ANIVERSÁRIO DA FONDATION MAEGHT
Saint-Paul-de-Vence
Entre 29 junho e 6 outubro 2024
Amigos íntimos há mais de 40 anos, Pierre Bonnard e Henri Matisse se encontrarão novamente neste verão na Costa Azul, que Matisse adorava desenhar. Essa exposição conjunta (re) descobre as obras desses dois mestres da pintura moderna, revelando suas semelhanças, mas também suas próprias abordagens de temas como autorretrato, luz, modelos e cenas de rua.