Lá se vão 20 anos da primeira edição da SP-Arte. Criada em 2004 por Fernanda Feitosa, a SP-Arte trilhou um caminho de sucesso marcado por inventividade e resiliência que resultou em uma plataforma relevante para a promoção da arte contemporânea no Brasil e no mundo.

Mais do que uma feira, a SP–Arte se tornou um catalisador para o crescimento e reconhecimento do mercado de arte brasileiro, conectando galerias, artistas e apreciadores de arte em um ambiente vibrante e dinâmico. Impulsionando e transformando o mercado, a feira se consolidou como uma plataforma que proporciona o intercâmbio entre galerias, artistas, curadores e pesquisadores. 

Nesses 20 anos, nomes importantes da cena artsy mundial passaram pela feira, como Ai Weiwei, Damien Hirst, Jeff Koons, Lynda Benglis e Olga de Amaral. Já estiveram nos corredores do evento colecionadores de peso como Mera e Don Mera Rubell, Karen e Christian Boros, Carolyn Christov-Bakargiev, Martin Margulies, Patricia e Gustavo Cisneros.

SP-Arte/Divulgação

Ao longo dos anos, diversas obras apresentadas na SP–Arte foram incorporadas ao acervo de grandes instituições de arte do país. O programa de doações da feira, que já virou praxe entre colecionadores e expositores, estimula que pessoas físicas e jurídicas adquiram e doem trabalhos de arte apontados pelos museus como essenciais para formar suas coleções. 

“Estamos muito entusiasmados em celebrar esta importante marca com nossa 20ª edição da SP–Arte”, diz Fernanda Feitosa, idealizadora do evento. “Ao longo dos últimos 20 anos, testemunhamos um incrível crescimento e transformação no cenário artístico do Brasil todo, e estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel fundamental nesse processo. Esta edição promete ser uma celebração verdadeiramente extraordinária da arte, cultura e criatividade”, complementa Feitosa.  

SP-Arte/Divulgação

Ocupando o Pavilhão da Bienal entre os dias 3 e 7 de abril, a 20ª edição da SP–Arte irá reunir mais de 190 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais. O evento proporciona a exibição de artistas renomados, bem como de talentos emergentes. A programação da feira conta ainda com conversas com artistas, audioguias e lançamentos editoriais. 

PUBLICIDADE
Regent 2024 horizontal

Uma das novidades de 2024, será o programa Talks SP-arte. Realizado com o apoio do Iguatemi, o programa de conversas da feira busca aproximar o público da produção de importantes artistas brasileiros. Nesta edição, participantes de gerações e em fases de carreira diversas conversam com curadoras de arte sobre os principais aspectos de sua obra – das poéticas que permeiam sua pesquisa artística ao cotidiano de um ateliê. Veja abaixo a programação completa. 

SP-Arte/Divulgação

Arena Iguatemi 

Quinta-feira, 4 de abril 

14h Vik Muniz conversa com Catarina Duncan 

15h Paula Siebra conversa com Fernanda Brenner 

16h Maria Prata entrevista André Namitala 

17h Yuli Yamagata conversa com Fernanda Brenner 

18h Gervane de Paula conversa com Carollina Lauriano + lançamento editorial 

PUBLICIDADE

Sexta-feira, 5 de abril 

14h Adriana Varejão conversa com Catarina Duncan 

15h Vinícius Gerheim conversa com Carollina Lauriano 

16h Igi Lola Ayedun conversa com Carollina Lauriano 

17h Lidia Lisbôa conversa com Catarina Duncan 

18h Tiago Sant’Ana conversa com Catarina Duncan + lançamento editorial 

Sábado, 6 de abril 

14h Lançamento do livro “Julia Kater”, com a presença da artista 

istock

SP–Arte 
de 3 a 7 deabril 2024 
Pavilhão da Bienal 
Parque Ibirapuera, portão 3 
Site

    Voltar ao Topo